MES (MANUFACTURING EXECUTION SYSTEMS)

MES

MES (MANUFACTURING EXECUTION SYSTEMS)

Por: Danilo Lapastini

O Manufacturing Execution Systems, também chamados de MES, são sistemas compostos de softwares e hardwares utilizados na gestão uma manufatura (materiais, fluxo de trabalho, monitoramento máquinas, operadores, treinamentos, manutenções, entre outros)

As informações geradas pelo MES, são geradas em tempo real, proporcionando ações imediatas, gerando ganho de produtividade, reduzindo refugos e retrabalhos.

Tais características são as responsáveis pela otimização das diferentes fases da produção, monitorando desde a emissão de uma OS até o produto final.

O uso dos sistemas MES  se faz necessário, para redução de inconsistências, e gaps, encontrados nos ERP e softwares de produção. O MES capta dados do software ERP e faz a integração dos mesmos com a produção, realizando a orquestração e o gerenciamento entre as tarefas da produção e os fluxos de materiais e trabalhos. Ter um sistema MES, possibilita, portanto, a otimização do fluxo, assim como controle de qualidade dos materiais usados.

As principais funções de um sistema MES são basicamente:

Armazenar informações relativas às atividades da área da produção (tempo gasto por cada operador na realização de uma operação, quais foram os recursos utilizados, tempo das máquinas em funcionamento e parada de máquinas, materiais e insumos desperdiçados, refugos, retrabalhos, etc.

Gerenciar, sinalizando a reposição do material na linha de produção.

Importação de dados de outros sistemas do tipo ERP como estações de trabalho, informações sobre colaboradores, controle de estoque, inventários, etc.

Apontamento da mão de obra.

Prioridades de manufatura em relação as datas de entrega dos pedidos.

instruções para que os materiais sigam o melhor fluxo de trabalho pré-determinado da linha de produção.

Como o MES funciona?

Basicamente o MES auxilia na gestão da manufatura, ou seja, saber se aquilo que foi planejado está realmente sendo executado, e como está sendo executado.

Caso algo que havia sido planejado, não esteja sendo executado, o sistema consegue detectar em qual etapa do fluxo, e o motivo pelo qual o planejado não está acontecendo a contento

O MES permite melhoria da produtividade e da eficiência. Isso ocorre porque o sistema de esse tipo proporciona informações reais que tem como base o histórico da produção.

Com fornecimento de informações “on time”, os gestores podem preventiva e preditivamente atuar evitando paradas desnecessárias durante o processo de fabricação, motivo pelo qual faz do sistema MES ser uma ferramenta de grande valia para melhoria da produtividade.

Um conjunto de hardwares (CLPs), são necessários para trabalharem em conjunto com o software, e/ou muitas vezes até a própria captação humana.

O sistema ainda auxilia os gestores a identificarem prioridades de investimentos, treinamentos, etc.

Quer saber mais? Ou conhecer o sistema? Envie email para: comercial@manufatura-inteligente.com.br

 

 

0 respostas

Comentar

Sinta-se a vontade para contribuir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *