Repensando a Qualidade na Industria 4.0

Slide1

Repensando a Qualidade na Industria 4.0 – Por: Danilo Lapastini

Quem é o responsável pela Qualidade em sua indústria?
Se você respondeu a empresa como um todo, ou seja, desde o recebimento de materiais, até a expedição, você está pensando como um gestor de uma manufatura inteligente.
Cada vez mais, as empresas buscam por maior produtividade, e a qualidade é um dos fortes aliados para o sucesso de uma fábrica sem refugos e retrabalhos.

As tradicionais salas de medidas, laboratórios de qualidade, Metrologias, ou sejam quais forem os nomes dados, estão cada vez mais, deixando seus modelos tradicionais, onde muitas vezes eram vistos como os vilões pela área de produção, acusando falhas, e fazendo com que lotes de peças sofressem retrabalhados ou até mesmo fossem escrapeados; passando então, a serem aliados do departamento de produção, e ainda mais, fazendo parte do processo de manufatura das empresas.
Isso não quer dizer que as salas de medidas estão com dias contatos, pelo contrário, as mesmas continuarão como desenvolvimento de produtos e causa raiz de problemas, porém o controle de qualidade dos produtos, estes sim, devem ser realizados diretamente pela produção.

A Qualidade, portanto, é responsabilidade de toda a empresa, o produto tem que ter qualidade desde o projeto até a produção

Projetando com Qualidade:
Existem hoje ferramentas que nos proporcionam ganhos enormes de qualidade e produtividade, iniciando projeto do produto. Como o CAE por exemplo – Computer-Aided Engineering (Engenharia Assistida por Computador). Esta ferramenta garante que a qualidade seja definida e integrada ao design do produto, antes de chegar a produção.
Usando a simulação, pode-se testar se os projetos estão aptos a seguirem para produção, simulando os processos e até mesmo a vida útil dos produtos, impactando portanto, diretamente na Qualidade dos mesmos.

Assista o vídeo:

Produzindo com Qualidade:
Hoje se torna possível a instalação de sensores para um setup rápido e medições utilizando a própria máquina-ferramenta, possibilitando assim, uma rápida verificação das medidas, bem como da ferramenta, minimizando falhas, quebras, trincas e aumentando a vida útil das mesmas. Um software similar a de uma máquina de medição de coordenadas, pode ser instalado, tanto para a programação do apalpador, quanto para relatório das medições.

As tradicionais Máquinas de Medição de coordenadas, estão sendo instaladas diretamente no chão de fábrica, substituindo dispositivos, com maior flexibilidade, e precisão, possibilitando imediato feedback com a utilização de softwares de gerenciamento e estatísticas.

Assista os vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=DDcWDnzue2o

Outros equipamentos com tecnologia de ponta, fazem o escaneamento das peças, seja este por contato, ou sem (laser, luz estruturada, luz branca entre outros) os quais aliados a poderosos softwares, permitem a utilização do sistema colormap, que seria sobrepor a peça escaneada ao CAD, identificando assim as áreas a serem “atacadas”, e espaçando mais o tempo de medição nas áreas onde o processo já esta garantindo:

Assista os vídeos:

Esses são alguns dos passos que a Manufatura pode dar rumo a Industria 4.0, onde a Qualidade impulsiona a Produtividade

Maiores detalhes, não deixem de escrever: danilo.lapastini@hexagon.com.br
https://www.hexagonmi.com/pt-BR – www.manufatura-inteligente.com.br
Assista o vídeo de nossa célula conceitos da Industria 4.0:

0 respostas

Comentar

Sinta-se a vontade para contribuir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *