Manufatura-Inteligente visita a Universität Darmstadt – Ninho da Ind. 4.0

Darmstadt

Na última sexta-feira, dia 10/02/2017, fomos honrados em visitar a Universidade de Darmstadt, um Campus maravilhoso, com cerca de 30.000 alunos, em sua grande maioria na área de Engenharia.

A visita foi acompanhada pelo Prof. Dr.-Ing. Klaus Schützer da UNIMEP – o qual tem forte parceria com Darmstadt.

A Universidade esta de mãos dadas com a Indústria local, pudemos ver por exemplo, na área da Mecânica, treinamentos interessantes de Lean, tanto na teoria, como na prática, inclusive utilizando a célula com conceitos da Industria 4.0, instalada em 500 m2 dentro de uma das áreas dos cursos de Mecânica. O treinamento recebe centenas de profissionais anualmente, nos mais diversos níveis hierárquicos, desde operadores, supervisores e também gerentes de Manufatura.

Quanto a célula em si, o que fica muito obvio, é que separam totalmente a automação, da Industria 4.0, a qual focam muito mais na flexibilidade de pequenos lotes.

Utilizam alguns conceitos como RFID, para comandarem o processo, bem como softwares, para registro de toda e qualquer atividade, a qual poderá ser rastreada, através de QR-CODE.

Na área de montagem, foi criado um programa com filmes, os quais são projetados sobre a bancada de trabalho, mostrando passo a passo ao operador a peça a ser montada, encaixes, parafusos (com uso de torque), etc.

Vale a pena conhecer o trabalho que vem sendo realizado, e perceber que o que estamos levando em nossas palestras, esta totalmente alinhado com aquilo que os inventores do conceito também acreditam, ou seja:

A Industria 4.0, pode e deve ser simples!

Danilo Lapastini

 

0 respostas

Comentar

Sinta-se a vontade para contribuir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *