Indústria faz mapa do emprego para os próximos quatro anos

desemprego

Quem procura trabalho precisa ficar atento às necessidades do mercado. Serão 13 milhões de brasileiros precisando se qualificar entre 2017 e 2020

A indústria fez um mapa do emprego para os próximos quatro anos. Serão 13 milhões de brasileiros precisando se qualificar entre 2017 e 2020, segundo estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria, a pedido do Senai.

O primeiro emprego do estudante Lucas Freitas deverá ser na indústria. Pelo menos é o que ele planeja. O jovem tem 19 anos e está quase terminando um curso de eletrotécnica no Senai: “Quando terminei o ensino médio, ao invés de começar a trabalhar, eu preferi me qualificar pra me colocar de uma maneira melhor no mercado de trabalho e ter um emprego melhor”.

Um acidente de trabalho abriu um novo caminho para Luciano Gomes Caldas. Ele está de licença médica e descobriu que o INSS tem uma parceria com o Senai e está fazendo o curso técnico de qualificação de graça. O investimento é para mudar de função e de salário: “Eu estava vendo as portas do mercado se fecharem muito por causa da desqualificação. Aproveitei essa oportunidade para poder crescer”.

Quem está à procura de trabalho precisa ficar atento às necessidades do mercado, descobrir onde há mais chances de emprego e as funções que pagam mais. A indústria que oferece a vaga busca um trabalhador capacitado e na hora de retomar o crescimento o país vai precisar de gente que saiba fazer a máquina funcionar.

“Desses 13 milhões, um em cada quatro vão ser pra vagas novas, que representa 28%. Já 72% são de requalificação”, explica Rafael Lucchesi, diretor geral do Senai.

Segundo a pesquisa, entre as áreas que vão precisar mais de trabalhadores estão: construção, meio ambiente e produção, indústria metal-mecânica e de alimentos. As ocupações mais procuradas serão: mecânicos de manutenção de veículos e operadores de processamento de alimentos.

Confira alguns locais que oferecem cursos técnicos pelo Brasil:

Senai:www.portaldaindustria.com.br/senai/unidades/

0 respostas

Comentar

Sinta-se a vontade para contribuir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *