Customização em Massa: um dos Alicerces da Indústria 4.0

O conceito de Indústria 4.0 é simples: lógica de produção com processo de digitalização da operação industrial. A internet das coisas (tudo conectado, o tempo todo) e automatização industrial gera uma camada de inteligência à manufatura com possibilidades quase infinitas.
Hoje nos deparamos com uma necessidade corrente de nossa sociedade moderna: a customização dos produtos. E a customização destes produtos em massa. Desde a criação da linha de produção com Henry Ford, tivemos a produção em massa, com uma linha de produção com possibilidade de alto output; o que revolucionou a indústria e permitiu a popularização dos carros. E produção em massa parecia o máximo de tecnologia de produção, à época.
Hoje a customização de um produto com a possibilidade de adquirí-lo no conforto de casa, até mesmo usando um celular com conexão à internet, nos trouxe uma realidade diferente: a customização em grande escala. Então, um cliente pode escolher o modelo, cor, acessórios e tudo o mais de seu futuro carro, num aplicativo Web, e este carro ainda estar na linha de produção; durante o processo de produção o carro receberá as customizações necessárias com interações digitais entre um software proprietário e as máquinas da linha de produção. Pronto, cliente satisfeito e produto customizado.
No background deste processo também são computados os dados de estatística para gestão dos estoques e planejamento de recursos de manufatura, além dos dados de produtividade por máquina e operador. Tudo automatizado, explodido na tela do gerente resposável pelas operações, que precisa dos dados estatísticos para decisões de investimentos e melhorias na linha. Já o diretor financeiro, acessa da mesma fonte os dados de custos de produção e avalia a rentabilidade da operação. Sem nos esquecermos do CIO, que recebe estes dados todos, compilados de maneira flúida o suficiente para que este saiba a gestão financeira e operacional da sua empresa e no final do dia, saiba se está tendo lucro ou não. O poder de decisão baseado em dados seguros e em tempo real!
Toda esta mágica tecnológica é possível hoje graças aos investimentos em inovação e educação, e sim: é possível tudo isso (e muito mais) através da Indústria 4.0. Por isso vemos as empresas buscando cada vez mais automatizar seus processos, aumentar a sua produtividade e investir em tecnologia. Por outro lado, precisamos de cada vez mais universidades e escolas que formem mão de obra qualificada o bastante para entender e operar uma empresa 4.0.

Clientes desejarão ainda mais possibilidades de customização e as empresas, através das tecnologias da Indústria 4.0, poderão entregar isso sem prejudicar suas operações e rentabilidade.
0 respostas

Comentar

Sinta-se a vontade para contribuir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *